domingo, 10 de junho de 2012

Câmara dos Deputados debaterá violência contra idosos

A Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso promoverá, às 15 horas da proxima terça-feira, (12)  o debate “Quem maltrata o idoso não fere apenas o corpo, mas apaga toda a sua história”. O evento será realizado em parceria com a Secretaria Especial do Idoso do Distrito Federal, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho.

Na quinta-feira, a frente parlamentar realizará, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o seminário “Dez anos do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso”. Em discussão, a situação dos idosos no Brasil e os avanços e desafios das políticas públicas sobre o envelhecimento. Também:

- “O panorama dos dez anos do CNDI: avanços e desafios”, com a presidente do CNDI, Karla Cristina Giacomini;

- “A realidade do envelhecimento no Brasil a partir dos dados demográficos do Ipea”, com o técnico do Ipea Heverton Ellery Araújo;

- “Práticas institucionais de cuidado e violência contra idosos”, com a socióloga Lourdes Maria Bandeira;

- “Papel do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso e demais conselhos na elaboração de políticas públicas para o envelhecimento ativo”, com o professor Vicente de Paula Faleiros.

O presidente da frente parlamentar, deputado Vitor Paulo (PRB-RJ), disse que o debate servirá para conscientizar a população sobre o direitos da pessoa idosa e incentivar ações de combate à violência contra idosos. Entre os convidados estão a presidente da Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputada Flávia Morais (PDT-GO), e a secretária nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

(Agência Câmara de Notícias)