sábado, 4 de julho de 2015

FIDEL REAPARECE EM CUBA EM PLENO DEGELO COM OS EUA

Divulgação:


Ex-presidente cubano Fidel Castro, de 88 anos, visitou produtores de queijo por quatro horas, em uma rara aparição fora de sua casa em Havana a ser noticiada pela mídia estatal, neste sábado, 4; fotos mostrando o líder comunista vivo e em bom estado foram divulgadas três dias depois de seu irmão e atual presidente cubano, Raúl Castro, ter anunciado um acordo formal com os EUA para reatar as relações diplomáticas, após um rompimento de 54 anos; foi a primeira aparição de Fidel a ser noticiada nos últimos três meses
O ex-presidente cubano Fidel Castro, de 88 anos, visitou produtores de queijo por quatro horas na sexta-feira, em uma rara aparição fora de sua casa em Havana a ser noticiada pela mídia estatal, neste sábado.
As fotos mostrando o líder comunista vivo e em bom estado foram divulgadas três dias depois de seu irmão e atual presidente cubano, Raúl Castro, ter anunciado um acordo formal com os EUA para reatar as relações diplomáticas, após um rompimento de 54 anos.
Foi a primeira aparição de Fidel a ser noticiada nos últimos três meses. O aparecimento anterior, durante uma visita de estudantes venezuelanos, havia sido sua primeira em mais de ano.
A mídia estatal mostrou imagens de Fidel sentado a uma mesa de discussão em um auditório de um instituto de pesquisa pertencente ao Ministério da Indústria Alimentícia. Ele usava um casaco branco, uma camisa xadrez e calças cinzas.
Fidel Castro deixou o poder temporariamente em 2006 devido a problemas de saúde, e abandonou a Presidência definitivamente em 2008, deixando seu irmão Raúl, de 84 anos, no cargo. Fidel escreve ocasionalmente uma coluna no jornal estatal e recebe dignatários em casa. Não se sabe se ele ainda mantém algum papel na condução política de Cuba.
(HAVANA (Reuters)