quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Temer oficializa Osmar Serraglio como novo ministro da Justiça

  • Deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) será o novo ministro da Justiça
  • Deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) será o novo ministro da Justiça
Dezessete dias após Alexandre de Moraes se licenciar do cargo, o ministério da Justiça tem um novo titular: Osmar Serraglio (PMDB-PR). O deputado federal foi oficialmente anunciado como novo ministro do governo Temer no início da noite desta quinta-feira (23), em breve comunicado lido pelo porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola.
Serraglio substituirá Moraes, que ficou licenciado do cargo por duas semanas e foi nomeado na quarta-feira (22) novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). A indicação dele pelo presidente Michel Temer foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) do Senado na terça e, no dia seguinte, pelo plenário da Casa.
Em entrevista à Folha na tarde desta quinta, Serraglio confirmou que havia aceitado o convite de Temer e afirmou que um dos pedidos do presidente foi para que ele não interfira nas investigações da Operação Lava Jato. "A ordem é manter distância [da Lava Jato], porque a gente sabe que qualquer coisa que você faça, você se contamina, então é pra deixar pra lá", disse ele.

Quem é o novo ministro

Filiado ao PMDB desde 1978, quando o partido ainda era o MDB, Osmar Serraglio foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1998 e está em seu quinto mandato. Advogado, foi assessor jurídico de diversas prefeituras, além de professor universitário.
O novo ministro da Justiça foi presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara e comandou a comissão na época em que foi definida a cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de quem ele era apontado como aliado no partido.
O deputado também foi relator da CPI dos Correios, que precipitou a investigação que revelou o chamado esquema do mensalão no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.