segunda-feira, 4 de agosto de 2014

NOVO IBOPE MEDIRÁ EFEITO CLÁUDIO NA SUCESSÃO

:
Novo levantamento do Instituto Ibope a ser divulgado na quinta-feira 7 mede o humor do eleitorado depois de denúncia feita pela Folha de S. Paulo, no último dia 20, de que o candidato do PSDB, Aécio Neves, construiu um aeroporto em fazenda que pertenceu ao seu tio-avô no município de Cláudio (MG), quando era governador de Minas Gerais, com R$ 14 milhões de recursos públicos. O questionário está sendo aplicado desde esse domingo 3.
Nas respostas que deu sobre o episódio, Aécio defendeu com veemência a importância da obra para a região mineira e admitiu ter usado a pista, que não tinha homologação da Anac, "inadvertidamente". "A obra foi corretíssima", afirmou Aécio. "O que há, na verdade, é uma grande demora da Anac para fazer essas homologações. E foi de forma inadvertida [o uso da pista], não me preocupei efetivamente em saber se havia ou não homologação da pista. Isso é um erro, eu assumo esse erro", admitiu o candidato.
Com base em pesquisas internas, os tucanos afirmam que nada mudou no cenário eleitoral após a denúncia. O candidato do PSDB garante que o caso já foi exaustivamente explicado e que não há mais nada a dizer. O PT, porém,entrou com ação contra o presidenciável tucano na Procuradoria-Geral da República, alegando que houve crime no uso da pista que estava irregular. Também com base em dados internos, o PT de Dilma afirma que o cenário piorou, sim, para os tucanos, depois do caso do aeroporto de Cláudio.
A pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo, será aplicada a 2.506 entrevistados em todo o Brasil até quinta-feira 7, quando será divulgada pela emissora. Também serão realizadas pelo instituto pesquisas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Na quarta-feira 6, o instituto Vox Populi também divulga pesquisa eleitoral realizada com 1.265 entrevistados.
247 BRASILIA