terça-feira, 28 de abril de 2015

Programa mais médicos para o Brasil: O reconhecimento de quem é atendido por médicos cubanos nos postos de saúde de sua cidade


A redação é de Helio Fialho
O TRABALHO DOS MÉDICOS CUBANOS NO PROGRAMA “MAIS MÉDICOS" PRECISA SER VALORIZADO PELAS AUTORIDADES BRASILEIRAS. MUITOS ESTÃO PASSANDO PRIVAÇÃO E SOFRENDO BULLYING DOS COLEGAS BRASILEIROS
OLHE, PODE SER QUE ALGUÉM DISCORDE DESTA MINHA OPINIÃO, PORÉM É PRECISO QUE A VERDADE SEJA DITA. QUERO AQUI PARABENIZAR OS MÉDICOS CUBANOS QUE ESTÃO ATUANDO NO BRASIL PELO “PROGRAMA MAIS MÉDICOS”, EM ESPECIAL AOS MÉDICOS CUBANOS QUE TRABALHAM NOS MUNICÍPIOS NORDESTINOS E SERTANEJOS, ONDE A ASSISTÊNCIA MÉDICA AINDA É MUITO DEFICIENTE.
NÃO ESTOU AQUI TECENDO UM COMENTÁRIO POLÍTICO PARTIDÁRIO, MAS UM COMENTÁRIO DE RECONHECIMENTO E JUSTIÇA PORQUE PARA MIM POUCO INTERESSA SE O “MAIS MÉDICOS” FOI CRIADO PELO GOVERNO DO PARTIDO A OU B.
OS MÉDICOS CUBANOS, APESAR DA DISCRIMINAÇÃO AINDA SOFRIDA, SÃO PROFISSIONAIS MUITO COMPETENTES E POSSUIDORES DE UMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONSIDERADA UMA REFERÊNCIA MUNDIAL PORQUE, DE FATO, CUBA POSSUI UM DOS MAIS AVANÇADOS SISTEMAS DE SAÚDE PÚBLICA DO MUNDO.
POIS BEM, OS MÉDICOS CUBANOS, QUE CHOVA OU QUE FAÇA SOL, TRABALHAM INCANSAVELMENTE ATENDENDO À POPULAÇÃO CARENTE. PARA ELES, O MAIS IMPORTANTE É ATENDER À POPULAÇÃO, POIS OS PACIENTES ESTÃO ACIMA DOS PERCALÇOS COTIDIANOS ENFRENTADOS POR ELES.
ESTES MÉDICOS SÃO MUITO COMPETENTES, DINÂMICOS E MINUCIOSOS NO ATENDIMENTO AOS PACIENTES, ALÉM DE NÃO POSSUIR ESPÍRITO COMPETITIVO COM OS MÉDICOS BRASILEIROS E DE OUTRAS ORIGENS.
É IMPRESSIONANTE COMO A CONSCIÊNCIA DE MEDICINA HUMANITÁRIA ESTÁ IMPREGNADA NOS MÉDICOS CUBANOS. E É JUSTAMENTE POR CAUSA DESTA CONSCIÊNCIA QUE ELES VIERAM TRABALHAR AQUI NO BRASIL.
CLARO, AQUI TAMBÉM NO BRASIL TEMOS MÉDICOS NACIONAIS QUE FAZEM UM TRABALHO HUMANITÁRIO DIGNO DE ELOGIOS, A EXEMPLO DO NOSSO CONTERRÂNEO DR. ERALDINHO E DE SUA ESPOSA DRª GUACYRA, OS QUAIS FAZEM UM EXCELENTE TRABALHO DE ATENDIMENTO MÉDICO ÀS POPULAÇÕES CARENTES, RESIDENTES NO CENTRO DA CIDADE, NAS PERIFERIAS E NAS COMUNIDADES RURAIS DE PÃO DE AÇÚCAR.
DE FATO, ESTE É UM CASAL DE MÉDICOS DIFERENCIADOS, CUJO TRABALHO DEVERIA SER IMITADO POR MUITOS MÉDICOS BRASILEIROS, QUE JAMAIS QUEREM SAIR DE SEUS CONSULTÓRIOS CONFORTÁVEIS, PARA ATENDER AOS MENOS FAVORECIDOS QUE VIVEM DISTANTES DOS CENTROS URBANOS.
VOLTANDO AOS MÉDICOS CUBANOS. ELES SÃO PROFISSIONAIS ABNEGADOS. ESTÃO NO BRASIL PARA SERVIR. E ESTÃO TRABALHANDO E RECEBENDO UM SALÁRIO DE R$ 10 MIL REAIS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, SENDO QUE MAIS DE 70% DESTE VALOR SÃO DESCONTADOS E REMETIDOS PARA AJUDAR NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE CUBANA, ALÉM DE UM PERCENTUAL FICAR PARA O PRÓPRIO PROGRAMA MAIS MÉDICOS, AQUI NO BRASIL.
COM ESTE DESCONTO, OS MÉDICOS CUBANOS FICAM APENAS COM UM POUCO MAIS DE R$ 2.700,00 (DOIS MIL E SETECENTOS REAIS) PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA, FICANDO SOB A OBRIGAÇÃO DAS PREFEITURAS BRASILEIRAS, DISPONIBILIZAREM MORADIA E ALIMENTAÇÃO PARA ESTES PROFISSIONAIS DA MEDICINA.
MAS SERÁ QUE SOMENTE “CASA E COMIDA” SÃO SUFICIENTES PARA MANTER ESTES MÉDICOS? SERÁ QUE ESTES MÉDICOS QUE SE DESLOCAM PARA LOCALIDADES DISTANTES E TRABALHAM INCANSAVELMENTE TODOS OS DIAS, NÃO PRECISAM DE UM MÍNIMO DE CONFORTO E DE LAZER? E O STAUS DE MÉDICO ONDE FICA?
VAMOS TRANSFERIR ESTA TRISTE REALIDADE PARA OS MÉDICOS BRASILEIROS. SERÁ QUE OS MÉDICOS BRASILEIROS ACEITARIAM PASSAR ESTA HUMILHAÇÃO? CLARO QUE NÃO!
PORÉM, INFELIZMENTE, OS MÉDICOS CUBANOS QUE PREENCHERAM COM MUITA COMPETÊNCIA UMA GRANDE CARÊNCIA EXISTENTE NOS MILHARES DE POSTOS DE SAÚDE BRASILEIROS, ANTES VAZIOS, NÃO ESTÃO SENDO VALORIZADOS COMO DEVERIAM SER.
COM ESTA “EXPLORAÇÃO DE MÃO DE OBRA “QUASE” ESCRAVA”, MUITOS MÉDICOS CUBANOS, VENDO QUE ESTÃO SENDO SOMENTE EXPLORADOS E DESVALORIZADOS, ESTÃO DEIXANDO O PROGRAMA MAIS MÉDICO. E COM ESTA IMINENTE DEBANDADA, QUEM VAI FICAR NO SOFRIMENTO É A POPULAÇÃO CARENTE, POIS MUITOS POSTOS DE SAÚDE VÃO FICAR FECHADOS NOVAMENTE NO NORDESTE E SERTÃO DO BRASIL.
PORTANTO, É PRECISO QUE URGENTEMENTE ESTES MÉDICOS SEJAM VALORIZADOS E RECONHECIDOS PELAS AUTORIDADES COMPETENTES. EM ALGUNS MUNICÍPIOS BRASILEIROS OS CUBANOS SÃO TIDOS COMO VERDADEIROS HERÓIS E, POR ESTA RAZÃO, AS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS ESTÃO DANDO CONDIÇÕES DIGNAS PARA ESTES MÉDICOS NESSES POUCOS MUNICÍPIOS. ISTO É MUITO BOM E JUSTO, POIS NÃO CARACTERIZA DISCRIMINAÇÃO E TAMPOUCO EXPLORAÇÃO DE MÃO DE OBRA “QUASE” ESCRAVA.
GENTE, É PRECISO RESPEITO PARA COM OS MÉDICOS CUBANOS QUE, INCLUSIVE, ESTÃO SENDO VÍTIMAS DE UMA ESPÉCIE DE BULLYING POR MUITOS MÉDICOS BRASILEIROS QUE SÃO A FAVOR DE UM MODELO CARTELIZADO.
PORTANTO, URGE MUDAR ESTA SITUAÇÃO HUMILHANTE. QUE SEJA LIBERADO UM JUSTO INCENTIVO FINANCEIRO PARA ESTES MÉDICOS CUBANOS QUE ESTÃO SENDO PRIVADOS DE UM MÍNIMO DE CONFORTO AQUI NO BRASIL, ONDE ESTÃO ATUANDO E PROMOVENDO UMA SIGNIFICANTE MELHORIA NA SAÚDE DA POPULAÇÃO MAIS POBRE.
SE CADA PREFEITURA BRASILEIRA LIBERASSE UMA AJUDA FINANCEIRA DE NO MÍNIMO TRÊS MIL REAIS PARA CADA UM DESTES MÉDICOS, PARA QUE ELES PUDESSEM PAGAR ALUGUEL DE CASA, COMPRAR COMIDA, PAGAR TAXAS DE ENERGIA, ÁGUA, INTERNET, TELEFONE E ALGUNS MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS PARA SUAS CASAS, CERTAMENTE A SITUAÇÃO HUMILHANTE ACABARIA, POIS COM OS 2.700,00 QUE SOBRAM DOS DESCONTOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS, ELES PODERIAM COMPRAR ROUPAS, PAGAR UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO AQUI NO BRASIL, COMPRAR LIVROS E FAZER OUTRAS PEQUENAS DESPESAS.
DIGO ISTO PORQUE EM MUITOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS, PRINCIPALMENTE AQUI NO NORDESTE, MUITOS MÉDICOS CUBANOS ESTÃO PASSANDO PRIVAÇÃO. SÓ POR QUE SÃO CUBANOS? ISTO NÃO JUSTIFICA. ENQUANTO ISSO, MUITOS MÉDICOS BRASILEIROS, INDISPONÍVEIS E DESCOMPROMETIDOS, ESTÃO GANHANDO SALÁRIOS DE QUARENTA A SETENTA MIL REAIS. ISTO É JUSTO?
QUE VALORIZEMOS O TRABALHO DOS MÉDICOS CUBANOS, POIS É MELHOR AS PREFEITURAS FAZEREM UMA ESPÉCIE DE COMPLEMENTAÇÃO SALARIAL NO VALOR DE TRÊS MIL REAIS A UM MÉDICO ESTRANGEIRO QUE TRABALHA TODOS OS DIAS, QUE PAGAR MAIS DE QUINZE MIL REAIS A UM MÉDICO BRASILEIRO PARA TRABALHAR APENAS UM DIA – E MUITAS VEZES FALTANDO AO TRABALHO.
ESTA É A MINHA OPINIÃO DE CIDADÃO BRASILEIRO E PAGADOR DE IMPOSTOS.
*MÉDICA CUBANA ATENDENDO A UMA PACIENTE. IMAGEM ILUSTRATIVA/DIVULGAÇÃO.
DO BLOG: Em Sobral zona norte do estado do Ceará, tomamos conhecimento, que faltou água dois dias pra bebe e banho no alojamentos das medicas cubanas, mais precisamente no codomínio nos juízes com é chamado, as cubanas para tirar atenção e estresse fizeram uma festa e dançaram ate tarde, como no local só mora mulheres a dança também foi só de mulher com mulher, que povo humilde e maravilhoso, essa é a minha opinião.