quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Tasso apela a 'bom senso' de Calheiros por debate amplo no Senado sobre 'medidas contra a corrupção'

Tasso apela a 'bom senso' de Calheiros por debate amplo no Senado sobre 'medidas contra a corrupção'

O senador Tasso Jereissati (PSDB) defendeu, na noite da quarta-feira (30), amplo debate no Senado sobre o Projeto de Lei 80/2016, mais conhecido como "as dez medidas contra a corrupção", alterado na calada da noite anterior, em votação na Câmara dos Deputados.
Tasso destacou que "a votação que foi efetivada na Câmara não foi bem digerida pela população, já estourando movimentos em todas as partes" e que a maioria dos senadores "sequer conhece o texto. O texto pode até ser muito bom, senhor presidente (Renan Calheiros), mas eu, por exemplo, não conheço".
O senador apelou à "ponderação" e ao "bom senso" de Calheiros para evitar a "urgência" na votação do projeto e pediu tempo para debater o texto. "Atiçar qualquer emoção neste momento, aqui e na opinião pública, não é digno da sensatez com que vossa excelência dirige essa Casa".
Requerimento de urgência
O presidente Renan Calheiros (PMDB), em articulação com aliados, tentou colocar em votação o requerimento de urgência do projeto anticorrupção, aprovado na madrugada anterior pela Câmara. A manobra foi rejeitada pela maioria.
O texto enviado ao Senado foi aprovado na Câmara na calada da noite, após um dia marcado por protestos em frente ao Congresso Nacional contra as emendas propostas pelos deputados.
A população já marcou, para o próximo domingo (4), uma grande manifestação para pressionar o Congresso contra ações tomadas como "tentativa de barrar a Lava Jato".