terça-feira, 2 de setembro de 2014

SOBRAL/CE: CSF DA COELCE DEI UMA DE TOMÉ FUI VER PRA CRE




Não sou muito de querer saber se estou doente, “ir ao medico”, sei que é uma PTGIM (Puta de uma tremenda ignorância minha) mesmo porque no meu ultimo checape no Beco do cotovelo, eu fiz aferição da pressão estava 120 x 80, e a glicemia 95, e enfermeira me garantiu que para um homem de 59 anos  eu estava tudo nos trinques.

Mas como tudo seu dia tem sua hora, amanheci hoje não muito bem, eu foi convencido pela minha esposa a ir ao CSF (Centro de Saúde da Família) fazer uma consulta medica, levantei cedo as 7.h eu já estava no CSF uma fila imensa de pessoas que chegaram na minha frente, aproximei-me, quando fui chamado  por uma funcionaria que me disse o senhor ficar na frente dos demais pois é o único portador de cuidados especiais, (por causa da minha deficiência) um pouco encabulado pois não gosto de partir na frente de ninguém assim mesmo atendi a funcionaria que me levou ate a enfermeira de nome Marly, que diga se passagem me atendeu muito bem, e me encaminhou para o medico.

A ir o bicho pegou, quando eu entrei no consultório para meu espanto era uma medica, alem do mais daqueles do projeto mais médicos que vieram de Cuba, fique um pouco cismado como todo nordestino em cidade grande. Mas para a minha surpresa a medica cubana falava muito bem o nosso português, e antes de me consultou falou do programa mais médico para o Brasil desta maneira.

Senhor Arteiro Ferreira:

“O Programa Mais Médicos” faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Depois de ouvi-la atentamente a doutora Yaritza Silva Cause, fiquei maravilhado com vocação daquela profissional da saúde e salvar vida, mais parecia um anjo de branco que em seu currículo de trabalho já tinha trabalhado em diversos países com a mesmo finalidade, preenche lacuna deixadas por profissionais que juram salvar vida sem ver o lado monetário.

Sai do CSF do bairro da Coelce com uma nova visão de perspectiva de vida, sou me resta dizer muito obrigada doutora Yaritza Silva, seja bem vinda todos a Sobral ao Ceará e ao Brasil, nos periféricos precisamos muito de vocês irmão cubano, fiquem mais dias mais meses, mais anos ou para sempre.


O meu muito obrigado.