domingo, 22 de fevereiro de 2015

MEMORIAS DO BAIRRO ALTO NOVO HOJE DOM JOSÉ E A IMPORTÂNCIA DA (SAFS)

Reunião para tratar do assunto de Segurança no bairro Alto Novo na (foto) D. Maria José, Arteiro Ferreira, Major Basto, D. Amelia e José Regino Cruz.

Em 1974 com por ocasião das enchentes dos rios Jaibaras e Acarau, e o Riacho do Mocambinho, muitos ribeirinho ficaram desabrigados em um ato de emergência o prefeito de Sobral de então José Parente Prado, desapropriou um terreno de nome Morro do Urubu situado entre o bairro da Santa Casa e o matadouro publico, e o chamou de Alto Novo.

 Como o ato foi emergencial o Paço Municipal não vez nem um planejamento de estrutura como luz, água, saúde, educação, segurança e saneamento, em menos de uma semana todos os terrenos desapropriados estavam ocupados pelos os desabrigados vindos de diversos cantos atingidos pelas a enchente.

Ate chegamos ao ano 1980 vivíamos em uma Torre de Babel (Bíblia Sagrada velho testamento) pelo o fato de morra gente de diversos lugares e costumes, ninguém se entendia. Daí veio às desavenças insegurança e o grande índice de homicídios furtos roubos prostituição e droga.    
  
IMPORTÂNCIA DA SAFS NO BAIRRO ALTO NOVO

Nos anos 80 a professora e ex- primeira dama de Sobral D. Maria José Santos Ferreira Gomes, sendo ela uma profunda conhecedora da necessidade de saúde, educação e segurança pública na periferia sobralense idealizou e criou a SAFS (Sociedade de Apoio a Família Sobralense), em parceria com CCF (Fundo Cristão para Criança), com objetivo maior de promover o bem estar da família, prestando serviços: assistenciais, educacionais, saúde e segurança comunitários e promoção humana.

A entidade é mantida exclusivamente por doadores estrangeiros e brasileiros, pessoas físicas e jurídicas que através do apadrinhamento a uma criança passa a contribuir de forma direta a entidade, comunidade e famílias através do Fundo Cristão para Crianças.

Os bairros a época beneficiados foram Alto Novo (Dom José) e Sumaré, totalizando 1.206 famílias atendidas, sendo 706 do Alto Novo e 500 do Sumaré. 


Aguarde mais “Memórias do bairro Alto Novo hoje Dom José Tupinambá da Frota”